Ética nos Negócios

07/08/2017

Ser ético em sua vida e nos seus negócios fará com que se permita ousar, tendo as credenciais para reivindicar o que é seu por direito. Mesmo que a primeira impressão seja de abrir mão de “ganhos”, aparentemente fáceis, tenha toda certeza que ao manter os seus princípios éticos intactos, tudo o que busca virá para você mais rápido do que imagina.

Pessoas e empreendedoras são éticos quando, as decisões e atitudes que tomam todos os dias não causam NENHUM tipo de prejuízo a outras pessoas ou a organizações. Não existem pessoas 99% éticas, ou você é, ou você não é. Donos de negócios íntegros, que pautam o seu caminho na ética, não mantêm no seu quadro colaboradores desonestos que já foram advertidos, apenas por que são os que trazem mais retorno para o negócio.

Da mesma forma pense na relação de confiança a longo prazo, quando selecionas apenas fornecedores altamente idôneos, e no poder desta parceria para alavancar seu negócio criando vantagens duradouras para ambos.

Pense se ficará mais fácil ou mais difícil de atrair o perfil ideal de clientes, se a imagem que o seu negócio emana for de alto profissionalismo e ética. Quanto vale isto para a sua empresa a longo prazo? Considerando que a empresa reflete a imagem do dono, mesmo para aquelas situações em que você costuma bater no peito e dizer que é 100% ético, reflita se faz isto porque é conveniente em termos de vantagens para você, ou porque está alinhado com a sua postura 100% idônea, independentemente de qualquer benefício imediato ou futuro.

Portanto se você é ético, parabéns pelo compromisso de longo prazo com seu negócio e tenha toda certeza que terá ainda mais sucesso pelas qualidades e diferenciais que a sua empresa, sua equipe, seus parceiros e seus clientes possuem.

Amarildo R. Maciel
Business & Executive Coach
ActionCOACH RS

[51] 3032 7521 / 99166 8830