5 Dicas para ter uma Aliança Estratégica de Sucesso

07/08/2017

Como dono de negócios você provavelmente já calculou quantos clientes a mais poderia atender por mês, ou qual o valor a mais que poderia faturar. Este número desejado, que você tem em mente seria ideal para atingir aquela rentabilidade excelente, considerando os recursos e a estrutura que a sua empresa tem no momento. Um dos vários caminhos para alavancar-se e atingir seu objetivo de forma rápida e segura, sem aumentar os seus custos, são as “Alianças Estratégicas”.

Quando abordadas corretamente, “Alianças Estratégicas” são relacionamentos poderosos que podem levar a grandes quantidades de indicações e referências e maiores oportunidades de negócios.

Seguem 5 dicas que são parte de uma metodologia que o ajudará a iniciar e cultivar relacionamentos de alianças estratégicas que resultarão em milhares de novos negócios.

1) Primeiro defina quem é o seu público alvo, seu perfil ideal de cliente. Depois liste quais empresas tem o mesmo tipo de clientes, que sejam muito parecidos com o que você busca.

2) Seguindo o roteiro de abordagem para contatar estas empresas, existem alguns passos com sugestões de textos e reuniões para conhecimento mútuo. Nesta fase é importante selecionar possíveis parceiros que cumpram alguns requisitos como:

a) Tenham uma boa base de dados com informações relevantes de clientes potenciais.

b) Que não sejam seus concorrentes.

c) Que tenham posicionamento adequado de atendimento e seriedade tanto quanto a sua empresa.

d) Que tenham o mesmo público alvo que você.

3) Para cada possível Aliança Estratégica, crie um plano de ação com metas e mecanismos de acompanhamento das atividades, e saber se a aliança está gerando benefícios mútuos. Tenha bem claro que tipo de benefícios poderá ofertar e o que deseja com cada aliança.

4) Fazer uma ligação para o responsável por tomadas de decisão, para agendar uma reunião de 1 hora. Ter em conta que a aliança estratégica será um sucesso, se os dois ou mais negócios reconhecem que podem realizar mais juntos, do que qualquer um poderia por sua conta.

5) Na primeira reunião com sua possível Aliança Estratégica leve quais são as suas necessidades e desejos, e esteja aberto para entender as necessidades do outro. Também já deixe agendado as próximas 4 reuniões com eles, para cumprir as etapas para uma aliança de sucesso.

Esta é uma das estratégias de alavancagem onde as empresas arrojadas que sabem onde querem chegar avançam e se destacam sem necessariamente gastar ou fazer novos investimentos.

É hora de entrar em ação, use de forma mais estratégica os seus preciosos recursos, e cresça mais rápido.

Amarildo R. Maciel
Business & Executive Coach
ActionCOACH RS
[51] 3032 7521 / 99166 8830